quinta-feira, março 11, 2010

Presos e torturados pela ditadura.

- Caetano Veloso e Gilberto Gil
Em 27 de dezembro de 1968, Veloso e o parceiro Gilberto Gil foram presos, acusados de terem desrespeitado o hino nacional e a bandeira brasileira. Foram levados para o quartel do Exército de Marechal Deodoro, no Rio, e tiveram suas cabeças raspadas.
Ambos foram soltos em 19 de fevereiro de 1969, quarta-feira de cinzas, e seguiram para Salvador, onde tiveram de se manter em regime de confinamento, sem aparecer nem dar declarações em público. Em julho de 1969, após dois shows de despedida no Teatro Castro Alves, nos dias 20 e 21, Caetano e Gil partiram com suas mulheres, respectivamente as irmãs Dedé e Sandra Gadelha, para o exílio na Inglaterra

- João Amazonas
- José Genoíno
- Paulo Francis
- Luiz Inácio Lula da Silva
- Frei Tito
- Geraldo Vandré
- Raul Seixas
- Vinícius de Moraes
- Jaguar
- Ziraldo
Ele e mais vinte jornalistas que foram perseguidos durante os anos de chumbo — teve seu processo de anistia aprovado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, e foi indenizado em mais de 1 milhão de reais. Ele e o cartunista Jaguar receberam as maiores indenizações. À época, Ziraldo afirmou que "o Brasil lhe devia" tal reparação e que estava "se lixando" para os críticos. Tal caso foi comentado pelo cartunista Millôr Fernandes, que negou-se a exigir indenização, afirmando "quer dizer que aquilo não era ideologia, era investimento?"
- Bete Mendes
- Maria Joaquina Marques Dia
- Ruy Mauro Marini
- Irmã Maurina

Nenhum comentário:

Postar um comentário